Sobre Nós

A Casa

Na parte mais tranquila do centro histórico de Paraty, em frente ao cais do porto, a Casa Turquesa foi concebida como uma verdadeira casa de hóspedes. São apenas nove suítes, o que garante a atmosfera intimista. Inaugurada em 2008, ela ocupa um casarão restaurado que recria fielmente a fachada do sobrado histórico do século XVIII que existiu ali, até ser consumido por um incêndio há mais de três décadas. O projeto de restauro e a decoração têm assinatura do arquiteto Renato Tavolaro, um especialista na arquitetura colonial brasileira.

Amplas janelas e balcões trazem para dentro da casa os cenários que tornam Paraty uma das cidades mais charmosas do Brasil, como os tradicionais telhados dos casarões coloniais, as montanhas ao redor e a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o verde da exuberante baía de Paraty e suas ilhas. Ao charme típico da arquitetura do período somam-se todos os confortos da hotelaria contemporânea, como lençóis de algodão egípcio e internet wi-fi em todos os espaços, além de mimos que são a cara da Casa Turquesa, como as Havaianas customizadas que todos os hóspedes recebem de presente – para se sentirem ainda mais à vontade, logo na chegada.

Cores quentes e materiais naturais como madeira e pedra trazem aconchego aos espaços da Casa Turquesa. A área comum da pousada agrega uma ampla sala de estar, uma boutique e uma biblioteca – com lareira para aquecer o ambiente nos dias mais frios. Do lado de fora, o pátio é cercado por um verde jardim pontuado de orquídeas, e reúne a piscina com hidromassagem, um bar, e um gracioso gazebo perfeito para tomar um drink ou fazer uma massagem.

O projeto de luz da Lightworks dá relevo ao mobiliário de design de Zanine Caldas, Carlos Mota e Armando Cerello. A cor turquesa, que dá nome à casa, revela-se em pinceladas na decoração: das folhas da janela ao sofá, das almofadas aos quadros assinados pelo artista Tiacho Baenninger – já premiado duas vezes pela Bienal de Arte Naïf e Jacques Rey, francês da Provence. Esculturas do artista local Pedro Malvão e uma fotografia original, feita especialmente para a Casa e assinada por Thomas Farkas, fotógrafo húngaro que cresceu e viveu no Brasil, são outros destaques do décor.

Com staff atento e atendimento personalizado, a Casa Turquesa é ideal para uma vivência singular do verdadeiro luxo: a garantia de passeio e descanso livres de qualquer preocupação.

Voltar